Programa

Horário Programa Orador(es)
17H30-18H00
Recepção de visitantes
18H00-18H05

Abertura e apresentação da 1ª edição do VegBusiness

Maria de Oliveira Dias (The Love Food)

Nuno Alvim (Assoc. Vegetariana Portuguesa)

18H05-18H10
Short talk: criar negócios sustentáveis
João Almeida (Impact Hub)
18H10-18H15

Short talk: crescimento do mercado vegetariano/vegan em Portugal

Nuno Alvim (Associação Vegetariana Portuguesa)
18H15-18H20

Q&A : perguntas e respostas

18h20-18h40
   PAINEL 1 - RESTAURAÇÃO
Catarina Gonçalves (Ao 26 e O BOTANISTA)

Isabel Santos (Da Terra)

Henrique Pereira (Green Affair)
18H40-19H10

PAINEL 2 - COMÉRCIO

Jay Kantelal (Evervegan e Scoop and Dough)

Vasco Monteiro (Couve)

João e Brito (Z Vegan)

Daniela Sá (Najha)

19H10-19H20

COFFEEBREAK & NETWORKING

19h20-19h25

Short talk : Empreendedorismo Vegan –

É possível ser rentável e sustentável ao mesmo tempo?

João Silveira Lobo
19H25-19H55

PAINEL 3 - INDÚSTRIA
Paula Pérez (NAE Vegan Shoes)

Jacinto Almeida (Shoyce)

Cátia Curica (Organii)

Sofia Vieira (VeganCare)
19H55-20H05

COFFEEBREAK & NETWORKING -2

20H05-20H10

Short talk: desenvolvimento do negócio sustentável em Portugal

Francesco Rocca (ImpactHub)
20H10-20H20

PAINEL 4 - BLOGGERS E AUTORAS
Maria de Oliveira Dias (The Love Food)

Filipa Range (Cozinha Verde)

Luísa Ferreira (Sardinha Fora da Lata)
20h20-20h30
FECHO DO EVENTO E CONCLUSÃO
Organização

Oradores​

jacintoal

Jacinto Almeida

Shoyce
É director do departamento de Marketing da marca Shoyce, pertencente à empresa Nutre Group (agora conhecida como White and Green Natural S.A.)
paulaperez

Paula Pérez

NAE Vegan Shoes
Criou a NAE com o seu marido em 2008. Nos últimos 11 anos tem desenvolvido a NAE para contribuir para a sustentabilidade no mundo da moda. Com um mestrado em Gestão de Informação e Licenciada em Matemática Aplicada, Paula decidiu lançar a NAE para testar a sua veia empreendedora e desenvolver um negócio assente nos seus próprios valores de veganismo e sustentabilidade.
Daniela Sa

Daniela Sá

Najha e Cork Queen
Daniela Sá, a designer fianense que se tem destacado pelo trabalho desenvolvido na sua marca Najha - Moda em Cortiça, já nomeada para vários prémios, incluindo "Inovação e Empreendedorismo" pela embaixada dos Estados Unidos da América (EUA).
catiacurica

Catia Curica

Organii e Unii
Farmacêutica por formação, Médica tradicional chinesa por profissão, eco-positiva por talento. Fundadora do universo Organii por paixão. Da prática da cura pela medicina chinesa, à abertura de mais de meia dúzia de lojas, dois SPAs e uma Academia, Cátia divide o seu tempo entre partilhar o seu conhecimento na área bio, eco-lifestyle e impulsionar parceiros com os mesmos ideais de vida sustentável e ainda tem 2 filhos que educa conforme os seus ideais de maternidade natural.
sofiaveira1

Sofia Vieira

The Kind Lab e VeganCare
Com formação em Engenharia Química e especialização em Formulação Cosmética é a Fundadora da marca de cosmética VeganCare e co-fundadora da empresa The Kind Lab. A formulação e colocação no mercado de produtos veganos, sustentáveis, mas ao mesmo tempo apelativos e eficazes, é o seu foco.
jaykantelal

Jayant Kantelal

EverVegan e Scoop n Dough
Nasceu em Beira, Mozambique mas cresceu e estudou em Bombaim, Índia. Formado em Engenheira Electrotécnica mas devido a negócios familiares em Portugal, começou por ganhar experiência e passados alguns anos criou a sua própria empresa. Há 5 anos, após o seu filho mais velho se tornar vegan, iniciou a viagem no mundo do empreendedorismo vegan, tendo começado dois projetos: a Evergreen (empresa de distribuição de produtos alimentares) e a Scoop ’n Dough (gelataria e donuteria artesanal).
joaobritozvegan

João e Brito

Z Vegan Hair Concept
O Z Vegan Hair Concept – João & Brito é o primeiro salão de cabeleireiro vegan em Portugal. Com uma filosofia que tem vindo a ser consolidada desde a sua abertura em 2008, é o resultado de uma relação muito especial entre os fundadores e os clientes.
joaolobo

João Lobo

Nova School of Business and Economics
Licenciado em Economia pela UTL e possui o MBA pelo INSEAD.Desempenhou ao longo da sua carreira profissional funções de alta direcção e administração de empresas em diversas indústrias. É fundador e Diretor na TNS (The Natural Step) Portugal, uma associação promotora do desenvolvimento sustentável (capítulo português da The Natural Step, Suécia) e integra como mentor a WomenWinWin-Connecting Women and Business.
henriquepereira

Henrique Pereira

The Green Affair
Trabalha em restauração há mais de vinte anos. Licenciou-se em International Hospitality Management (London Metropolitan University, 2011), tendo conseguido transpor as suas preocupações com a sustentabilidade para boas práticas de negócio em vários projetos de restauração em Lisboa desde então. O veganismo faz parte do seu ambiente familiar há quase dez anos e em 2018 conseguiu finalmente concretizar, dentro do grupo onde atualmente trabalha, o projeto de um restaurante cem por cento vegetal que apelasse a todos, o The Green Affair.
filipedroso

Filipe Pedroso

Da Terra
Nasceu no Porto em 19786, licenciou-se em gestão de marketing em 2008 pelo IPAM e iniciou a marca daTerra 2007. No decorrer da experiência acumulada com a gestão do daTerra foi identificando oportunidades no mercado vegetariano e mais tarde vegan lançando novos espaços, novos produtos e ajustando o conceito da marca ao público.
catarinagoncalves

Catarina Gonçalves

Ao 26 e O Botanista
Apaixonada pela alimentação vegetal e proprietária de dois restaurantes vegan em Lisboa, O Ao26 vegan food project e O Botanista. Trabalhou como engenheira civil durante 16 anos e em 2014 deixou a engenharia para abrir um pequeno bistrô vegetariano em campo de Ourique. Esse pequeno projecto não durou muito tempo mas deu lugar a um sonho maior... abrir o Ao 26, restaurante inspirado na culinária portuguesa mas em versão 100% vegetal. O Botanista abriu há cerca de 1 ano como uma homenagem ao mundo vegetal. Nos dois restaurantes é responsável pela pastelaria.
joao almeida

João Almeida

ImpactHub
O João Almeida é de Lisboa, viveu 10 anos na Suíça e vive desde setembro em Montemor-o-Novo. Estudou Economia na Universidade Nova SBE para aprender a dar forma aos seus projectos. No caminho tropeçou na Sustentabilidade e já não voltou atrás: fez um mestrado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Basileia, Suíca. A vida levou-o a apostar na área Alimentar e especializou-se em Desperdício Alimentar na Suíça, onde também teve durante 6 anos uma empresa de consultoria de sustentabilidade. Voltou para Portugal para pôr em prática o seu lema “walk the talk”, ou seja viver de acordo com o que defende. É cofundador do ImpactHub Lisboa e está a trabalhar para abrir um hotel realmente sustentável economica, social e ambientalmente.
mariadias

Maria de Oliveira Dias

The Love Food
É consultora gastronómica e formadora de culinária vegana e vegetariana. É Health Coach pelo Institute for Integrative Nutrition NY e Plantbased Chef pelo Plantlab. Vegetariana desde os 12 anos, lançou o blog The Love Food em 2010, um blog pioneiro de receitas saudáveis e veganas. Estagiou nas cozinhas de prestigiados restaurantes vegetarianos em São Paulo e em 2014 criou a empresa The Love Food, inicialmente com produção de comida e caterings saudáveis e agora especializada apenas em consultoria gastronómica e formação de culinária vegana. É autora dos livros, “O Livro da Cozinha Vegana”, e “Cozinha Vegana para Bebés, Crianças e Famílias Saudáveis” da editora 20|20.
nunoalvim

Nuno Alvim

Assoc. Vegetariana Portuguesa
É Presidente da Associação Vegetariana Portuguesa. Em 2015 iniciou um movimento peticionário que levou à aprovação da primeira lei no mundo a estabelecer uma oferta obrigatória de opção vegetariana nas cantinas públicas. Colabora pontualmente com o jornal Público na redação de artigos de opinião. É também co-fundador daThe Kind Lab, uma empresa de cosmética portuguesa que fabrica produtos veganos e biológicos.
Filiparange

Filipa Range

A Cozinha Verde
Filipa Range nasceu em 1987. É licenciada em Gestão de Empresas e pós-graduada em Gestão Hoteleira. Trabalhou durante 5 anos numa multinacional como auditora financeira. Em 2013, descontente com a carreira, despediu-se do trabalho em auditoria e criou o seu negócio. Surgiu assim A Cozinha Verde, resultado da sua própria experiência e mudança de vida, com o objetivo de inspirar os portugueses a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis, ecológicos e compassivos.
luisaferreira

Luísa Ferreira

Sardinha Fora da Lata
Luísa Ferreira, apaixonada pela vida, viciada em fotografia e criadora do blogue Sardinha Fora da Lata, um blog de alimentação 100% vegetal, intuitiva e natural. Chef entusiasta e ativista dissimulada por entre tachos acredita que as armas para revolucionar o mundo e salvar o planeta estão na cozinha.
francesco

Francesco Rocco

ImpactHub
Francesco é sócio e diretor do Impact Hub Lisbon - a maior rede de empreendedorismo social em Portugal. Em 2018, juntamente com um grupo de cinco amigos, ele fundou o projeto E 'Pr'amanha, uma série de documentários que apresenta pessoas e iniciativas que trabalham diariamente para construir um futuro mais sustentável. Interessado em apoiar mais projetos de inovação social, ele continua sonhando em montar a "onda de mudança"
unnamed

Vasco Monteiro

Couve
Com formação em produção de eventos, desde novo foi tendo vários projectos. Organizou concertos de punk/hardcore, teve uma distribuidora de discos do mesmo género e vendia sandes Vegan nos concertos; trabalhou em lojas de roupa; criou um projecto online, o Mercado 560, onde reunia marcas e editoras portuguesas na área do streetwear e cultura urbana, abrangendo da roupa à música. Geriu 2 restaurantes e por fim decidiu arriscar mais a sério num novo projecto, a Couve."Vegetariano há 19 anos, 6 dos quais Vegan.